DICAS DE CONSUMO
Veja algumas dicas de como economizar gás – e dinheiro – sem diminuir seu conforto.
FOGÃO: No fogão, quando a água começar a ferver, mantenha o fogo baixo. Evite deixar janelas ou portas abertas próximas às chamas. Ao utilizar o forno, verifique se ele está vedado e procure manter a porta fechada, aproveitando ao máximo o calor produzido.
BANHOS: Como o banho com o aquecedor a gás é muito gostoso, a tendência é que você fique mais tempo embaixo da ducha, o que poderá acarretar em aumento de consumo de água e, consequentemente, aumento do consumo de gás. Fique atento! Evite desperdício, abrindo a torneira da ducha somente no momento da utilização.
ISOLAMENTO TÉRMICO: Verifique as condições das instalações hidráulicas, principalmente das mantas utilizadas para isolamento térmico das tubulações. O isolamento térmico é o revestimento utilizado nas tubulações de água quente e tem por finalidade manter a água dentro da tubulação aquecida por mais tempo. Em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado.
AQUECEDORES: Sempre regule o aquecedor de acordo com o clima, procurando manter a temperatura da água no mínimo necessário. Temperaturas elevadas do banho aumentam o consumo de gás, assim como o excesso de mistura de água fria com água quente. As chamas do gás devem apresentar cor azulada, caso verifique a presença de instabilidade ou cor amarelada existe segura indicação de que os queimadores estão sujos ou desregulados e, dessa forma, irão consumir mais gás. Procure a assistência técnica especializada.
TIPO DE APARELHO: Verifique se o seu aparelho está dimensionado de forma adequada à sua demanda de utilização. Aquecedores superdimensionados implicam em aumento de consumo
DICAS DE SEGURANÇA
AO SENTIR CHEIRO DE GÁS: Apague imediatamente qualquer chama que estiver acesa nas proximidades, feche o registro de segurança próximo do aparelho para interromper o fluxo de gás, ventile o local abrindo portas e janelas e não acione nenhum tipo de dispositivo que possa produzir faíscas, como acender lâmpadas.
VENTILACÃO DO AMBIENTE: O gás ao queimar consome oxigênio. Os locais onde funcionam aparelhos a gás devem dispor de ventilação permanente, ou seja, as janelas ou basculantes devem ser fixos e estar livres de obstáculos que impeçam a renovação do ar no ambiente.
CHAMINÉS: Os aquecedores e boilers, além da ventilação permanente, necessitam de uma chaminé para a condução de resíduos para o exterior do ambiente. Uma deficiente saída de produtos da combustão pode produzir graves riscos de intoxicação (monóxido de carbono). Realize periodicamente uma inspeção visual na chaminé, procurando por rasgos, furos ou obstruções.
FOGÕES: A conexão dos fogões à instalação deve ser em tubo flexível metálico. A instalação deve possuir um registro de gás, em local de fácil acesso. Para evitar deterioração que pode causar escapamento de gás, o tubo flexível não deve estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas.
VISTORIAS: Periodicamente deve ser feita uma vistoria das instalações e equipamentos a gás por uma empresa especializada. Caso detectem algum defeito na vistoria é prudente que este seja reparado imediatamente. Não espere ter problemas.
Leave a Comment